Se tem um Mac (iPhone/iPad)

Lance a aplicação iCal (Figura 1).

Figura 1 – App Apple iCal

O seu Calendário pessoal será exibido. Do lado esquerdo terá as suas categorias pessoais (ou apenas uma caso tenha sido essa a sua opção de organização) às quais adicionaremos as modalidades (ou modalidade) See you in Tokyo que desejar. Para tal, no menu “Ficheiro” (o nome pode variar de acordo com a língua escolhida para o seu Sistema Operativo), escolha “Nova assinatura de calendário” (New calendar subscription se a língua do seu sistema for o inglês) (Figura 2).

Figura 2 – App Apple iCal Nova assinatura de calendário

A caixa de diálogo onde deverá introduzir o URL/Link do calendário que quer subscrever, surgirá (Figura 3).

Figura 3 – App Apple iCal Colar Link de subscrição

Deverá colar nela o link de subscrição que recebeu por email (Figura 4). Faça um Copy do URL/Link e um Paste na caixa de diálogo aberta.

Figura 4 – App Apple iCal Colar Link de subscrição II

O seu iCal contactará a fonte do Calendário (o servidor onde o See you in Tokyo está alojado), mas antes peço a sua atenção para a caixa de diálogo que lhe será exibida (Figura 5).

Figura 5 – App Apple iCal Definir Avisos e Frequência de Actualização

Nesta caixa poderá optar por definir alguns aspectos importantes no que à configuração do See you in Tokyoa diz respeito. Aconselho-o a desselecionar a remoção de avisos e anexos. Os avisos serão importantes para ser alertado da proximidade de datas e horas de eventos e se não alterar esse detalhe terá de ser o utilizador a definir alertas manual e individualmente em cada evento. Outro aspecto que deve ser alterado é a frequência de actualização. A opção que aparece seleccionada é “todas as semanas”. Altere para algo mais frequente. O See you in Tokyo é um calendário dinâmico (bastante dinâmico) e recebe actualizações diariamente e até mais do que uma vez por dia em muitas situações. Ter o seu iCal actualizado apenas uma vez por semana é uma frequência demasiado espaçada e não vai querer perder nenhuma dessas actualizações. (Na verdade o utilizador não perde nada dessas actualizações, apenas as receberá num único envio uma vez por semana).

Figura 6 – Processo de subscrição finalizado

A aplicação iCal importará para o seu calendário a modalidade respectiva (Figura 6), inscreverá o respectivo nome na lista do lado esquerdo do ecrã iCal (poderá ser posteriormente reordenada manualmente) e povoará de imediato os eventos importados nas datas e horas respectivas. Confira que na lista de modalidades do lado esquerdo do seu ecrã de iCal é adicionada uma modalidade com o nome respectivo.  Confira esse povoamento e volte a executar este procedimento de subscrição de calendário tantas vezes quantas as categorias do See you in Tokyo que pretenda subscrever, voltando tantas vezes quantas as necessárias ao passo descrito na Figura 2.

Se os seus equipamentos iOS (iPhone e/ou iPad estão a partilhar uma conta iCloud e sincronizam essa conta em cada equipamento, não será necessário repetir a subscrição em cada um deles. Bastará (se necessário) activar a recepção de Calendários no seu iPhone ou iPad na secção Definições/Settings > iCloud > Calendários (Ligar)  (Figura 7) para que os mesmos recebam automaticamente as informações necessárias ao funcionamento do calendário sem que tenha de efectuar qualquer outra operação.

Figura 7 – iPhone/iPad Ligar sincronização de calendário

No caso de precisar de algum apoio para esta operação, pode contactar o suporte gratuito do serviço via correio electrónico enviando a sua questão para aniceto@mac.com.