Dúvidas frequentes
Porque não é o iCal Benfica um ficheiro .ics?
Existem duas formas de partilhar um Calendário. A maioria dos calendários que encontramos disponíveis na Web são disponibilizados em formato .ics o que não é o caso dos doze calendários do iCal Benfica. Para entender esta questão é necessário explicar a diferença entre um ficheiro .ics e um link dinâmico. O ficheiro .ics é um calendário estático. O utilizador importa o ficheiro, os eventos povoam a respectiva categoria no seu calendário e o mesmo não sofre mais actualizações a não ser as que o utilizador local faça manualmente.
Isto pode ser útil para que se não fique dependente de uma ligação Web, como início de uma base de trabalho não dependente, e sobretudo prático no caso de eventos estáticos. Imagine-se o caso de um calendário de feriados nacionais ou de eventos que sejam praticamente imutáveis. Importar um ficheiro .iCS pode poupar imenso trabalho de digitação. Os links dinâmicos que o iCal Benfica disponibiliza mantêm a relação estreita com o Calendário original. O iCal Benfica não é estático. No início de cada época os eventos são agendados para determinado dia e hora mas podem ser alterados (antecipações, adiamentos, definições de sorteio, resultados de jogos, etc.). Essas alterações são efectuadas no Calendário principal (o meu) e à medida que vão sendo lançadas vão-se propagando aos calendários dos subscritores (o seu).
Esta é a razão porque as subscrições são feitas por um link. Ao longo da época são produzidas do meu lado alguns milhares de alterações e você assim não perde absolutamente nada dessa informação que lhe chega ao seu calendário sem que precise de fazer algo. Basta ter o seu equipamento ligado à Web. E mesmo que passe longos períodos sem ligação de dados, assim que se ligar recebe as actualizações todas que o calendário principal tenha sofrido, independentemente da quantidade que tenha sido efectuada na sua “ausência” da rede.
Os eventos levam mais tempo a actualizar o meu calendário em Android ou Google do que em iOS ou Mac OS X?
Sim, levam e não é culpa minha… Num equipamento Apple iOS (iPhone, iPod e iPad) ou Mac OS X as alterações são praticamente imediatas. Assim que eu produzo uma alteração, o servidor Apple onde a informação está alojada envia uma notificação aos equipamentos dos subscritores (que estejam ligados à rede) e altera-lhes a informação. No caso do Google Calendar e subscritores em Android, o refrescamento dessa informação tem um ciclo de aproximadamente duas horas no melhor dos cenários. Ou seja, no pior dos cenários um subscritor a utilizar Google Calendar levará cerca de três a quatro horas a receber essa informação. É uma questão Google que parece para já inultrapassável. Num mundo perfeito tudo seria imediato, mas infelizmente neste caso teremos de viver com esta demora.
Porque é que há jogos no meu calendário marcados para começar às 12:00 e às 13:00 horas?
Quando um jogo é inscrito no calendário respectivo, pode suceder que nem eu (nem ninguém) saiba ainda a que horas e exactamente onde se irá realizar. Isto não impede que o mesmo seja apontado e inscrito numa determinada data. Os jogos da Equipa A e Equipa B que estejam nesta situação são então inscritos para as doze e treze horas de um dado dia, respectivamente. Essa mancha gráfica não interferirá com as agendas normais do dia a dia da maioria dos utilizadores. Assim que existirem detalhes de data, hora, estádio e canal e eu os puder lançar, esses jogos serão transferidos para o slot da hora a que efectivamente se realizam. Em épocas anteriores esta marcação era feita às seis e sete da manhã. Isso foi alterado e consequentemente corrigido. Se tiverem que acordar com um alarme do telefone, tablet ou computador, que não seja por culpa minha…
O meu iCal Benfica não está a actualizar os calendários e obtenho um erro quando tenta fazê-lo. (Macintosh)
Pode ocasionalmente suceder que durante uma tentativa de “refresh” automático dos calendários, a mesma resulte numa mensagem de erro e a actualização dos mesmos acabe por não se concretizar. Este erro resulta invariavelmente de um problema temporário de acesso à Internet por parte do equipamento em questão que não consegue estabelecer contacto com o servidor onde o iCal Benfica está alojado, devolvendo o erro acima (que pode surgir numa outra língua de acordo com o seu Sistema Operativo).

Este erro significa que o seu iCal não conseguiu “falar” com o iCal Benfica. Apenas isso. Mal se ligue a uma rede de dados, a mensagem deixará de ser exibida.
Nada se vai perder. As actualizações que eventualmente não surgirem, surgirão da próxima vez que exista de facto comunicação. Não existe, por culpa deste erro nenhuma falha nos eventos a actualizar que ficarão em “pipe line” a aguardar que nova tentativa de “refresh” seja efectuada pelo seu Mac. Este “refresh” pode ser lançado manualmente e podemos forçar o iCal a novo contacto com o iCal Benfica na fonte.

Com a aplicação Calendar aberta, escolha Menu View > Refresh Calendar. Com uma ligação de dados operacional a actualização do iCal Benfica, será realizada sem ser necessário aguardar pelo próximo ciclo de actualização, ciclo que foi definido quando do momento da subscrição do calendário.