Subscrever iCal Benfica

Independentemente das modalidades que vai querer subscrever no Ical Benfica ou da plataforma tecnológica que pretende vir a usar, uma coisa é certa: Vai precisar de obter os links do calendário. (Seja ele qual for, do iCal Benfica ao calendário de provas de Tiro aos Pombos de Vila Nova de Altares, a filosofia é igual para todos). Por isso, antes de qualquer outra operação obtenha os links necessários e só depois poderá avançar na subscrição. Para obtê-los, consulte a página “Obter os links”.

Se tens um Mac…

Se tens um Mac tens iCal, se tens iCal tens uma ferramenta de organização pessoal da qual podes tirar o máximo proveito, quer pessoal quer profissionalmente. A subscrição de calendários iCal Benfica é muito simples de operacionalizar, os passos necessários estão descritos nesta secção.

Lance a aplicação iCal (Figura 1). O seu Calendário pessoal será exibido. Do lado esquerdo terá as suas categorias pessoais (ou apenas uma caso tenha sido essa a sua opção de organização) às quais adicionaremos as categorias (ou categoria) iCal Benfica que desejar. Para tal, no menu “Ficheiro” (o nome pode variar de acordo com a língua escolhida para o seu Sistema Operativo).

Escolha “Nova assinatura de calendário” (New calendar subscription se a língua do seu sistema for o inglês) (Figura 2). A caixa de diálogo onde deverá introduzir o URL do calendário que quer subscrever, surgirá (Figura 3) e deverá colar nela o endereço que poderá obter na secção 3 deste manual (Figura 4). Faça um Copy do URL e um Paste na caixa.

O seu iCal contactará a fonte do Calendário (o servidor onde o iCal Benfica está alojado), mas antes peço a sua atenção para a caixa de diálogo que lhe será exibida (Figura 5). Nesta caixa poderá optar por definir alguns aspectos importantes no que à configuração do iCal Benfica diz respeito. Aconselho-o a desselecionar a remoção de avisos e anexos. Os avisos serão importantes para ser alertado da proximidade de datas e horas de eventos e se não alterar esse detalhe terá de ser o utilizador a definir alertas manual e individualmente em cada evento. Outro aspecto que deve ser alterado é a frequência de actualização. A opção que aparece seleccionada é “todas as semanas”. Altere para algo mais frequente. O iCal Benfica é um calendário dinâmico (bastante dinâmico) e recebe actualizações diariamente. Ter o seu iCal actualizado apenas uma vez por semana é uma frequência demasiado espaçada e não vai querer perder nenhuma dessas actualizações. (Na verdade o utilizador não perde nada dessas actualizações, apenas as receberá num único envio uma vez por semana).

A aplicação iCal importará para o seu calendário a Categoria respectiva (Figura 6), inscreverá o respectivo nome na lista do lado esquerdo do ecrã iCal e povoará de imediato os eventos importados nas datas e horas respectivas. Confira que na lista de categorias do lado esquerdo do seu ecrã de iCal é adicionada uma Categoria com o nome respectivo.  Confira esse povoamento e volte a executar este procedimento de subscrição de calendário tantas vezes quantas as categorias do iCal Benfica que pretenda subscrever, voltando tantas vezes quantas as necessárias ao passo descrito na Figura 2. Recordo-lhe que na secção “Obter os links” (Guia rápido) encontrará a forma de obter os links para as categorias deste calendário, Existem 10 links no total.  

Se os seus equipamentos iOS estão a partilhar uma conta iCloud e sincronizam essa conta em cada equipamento, não será necessário repetir a subscrição em cada um deles. Bastará activar a recepção de Calendários no seu iPhone ou iPad na secção Definições/Settings > iCloud > Calendários (Ligar)  (Figura abaixo) para que os mesmos recebam automaticamente as informações necessárias ao funcionamento do calendário sem que tenha de efectuar qualquer outra operação. Se não possuir uma conta iCloud e pretender configurar o iCal Benfica num destes equipamentos, consulte a opção “Se tem um iPhone” nesta mesma página.

Se tens um PC…

Se tens um PC com Windows e queres subscrever o iCal Benfica na tua conta Gmail, esta é a secção certa para saberes os procedimentos necessários para integrares o iCal Benfica no teu Google Calendar.

Como subscrever o iCal Benfica em Google Calendar

Num mundo perfeito éramos todos do Benfica e usávamos todos Mac (e eu não tinha de investir umas horas para documentar operações óbvias…). Mas como não vivemos num mundo perfeito eis os procedimentos de subscrição do iCal Benfica para Google Calendar.

Lance o Navegador/Browser do seu computador e aceda à sua conta Gmail em www.gmail.com. Poderá, de acordo com a sua configuração actual vir a necessitar de ter presente o seu user name e a password do serviço Gmail para proceder ao respectivo login. Tendo acedido à sua conta, escolha a opção Calendar no botão de Aplicações (Figura 1), junto do canto superior direito e na caixa de ícones que surgirá, escolha Calendário (Figura 2).

Tendo acedido ao seu calendário Google (Figura 3), procure à esquerda a secção Outros calendários, clicando na seta (Figura 4) e escolha a opção “Adicionar por URL” no menu que surgirá (Figura 5).

A caixa que surgirá de seguida destina-se a que faça na linha do URL (Figura 6), o Paste do link de subscrição desejado. 

Os links das figuras podem ser diferentes dos seus. Não se preocupe. Eu é que estou sem tempo para produzir imagens novas… 

Ao terminar esta operação, a categoria é importada ao fim de alguns segundos para dentro seu calendário Google. e eventos passados e futuros surgirão dentro dele nos dias e horas respectivos.

Repita tantas vezes quantas as Categorias a subscrever (cada uma com seu link…). Se eventualmente se enganar e importar duas vezes a mesma categoria, bastará remover uma delas. Os seus equipamentos Android (telefones e tablets) partilharão o seu Calendário Google desde que a conta Google esteja neles configurada correctamente.