Capas Regalla (The making of)

0

O processo de produção

Quando numa linha de um texto de marketing lhe dizem “este produto é artesanal”, quantas vezes desconfiou? Quantas vezes disse para com os seus velcros “´Tá bem abelha!”?

Pois eu há uns tempos cruzei-me com um artesão. Uma pessoa e uma empresa que decidiram juntar as técnicas tradicionais de artesanato na produção de capas de iPad e iPhone. Não parece complicado? Isso foi o que pensei até parar uns segundos para pensar na quantidade de tecnologia que está presente numa capa de iPad. E se quando encomendas a tua capa, a vês nascer na mesa de trabalho do fabricante? Cumprindo as tuas especificações, as tuas cores, as tuas instruções especiais? É mais ou menos isso que está a acontecer neste momento. As capas Regalla são manufacturadas (dão inclusivamente um grande baile a outro grande fabricante de capas artesanais). Acompanhem-me.

regalla1

Disse-vos que encomendei duas capas em www.regalla.pt. Uma para iPhone 5/5S e outra para iPad. Uma das particularidades deste fabricante artesanal é que o cliente vai vendo (literalmente) os produtos a ganhar forma. É curioso (embora muitos de nós nem sonhem com o que constitui de facto os produtos que compra…) e ao mesmo tempo divertido e revelador da importância que o fabricante dá à sua produção. Recebi ontem o primeiro conjunto de imagens do fabrico da capa de iPad.

ipadregalla1

Seccionadas as componentes do miolo da capa (cartão prensado de excelente gramagem), os cantos dos componentes são arredondados. Os locais dos magnetos são cortados e vazados com a profundidade correcta para ficarem embebidos sem existerem protuberâncias indesejadas, procedendo-se ao embutir dos mesmos respeitando as polaridades que hão-de interagir com o iPad, seja no fecho correcto da capa, seja na função wake/sleep.

ipadregalla2

Um aspecto revelador do cuidado com a usabilidade é o rampeamento do cartão que há-de permitir um acesso natural aos botões laterais…

ipadregalla3

Os próximos passos incidirão sobre o corte dos tecidos exteriores pretos, a colagem das componentes aos tecidos e a aplicação de furação para o elástico de fecho. Parecem operações simples mas são vitais para a durabilidade/envelhecimento da capa.

Um processo paralelo decorre ao mesmo tempo para a capa de iPhone. Esta já um pouco mais adiantada. Os tecidos exteriores foram já colados aos componentes da capa, e nesta altura o conjunto está na prensa para uma aderência completa.

iphoneregallaimage

Saídas da prensa onde estiveram 24 horas em processo de colagem, eis aquilo que começa a ganhar forma, as minhas capas de iPhone e iPad. tecidos cortados já com a margem da dobra, magnetos embutidos nas respectivas posições. As próximas imagens já revelarão as fixações dos elásticos de fecho e será observável o trabalho de dobragem do excesso de tecido exterior.

ipadiphoneregalla2

 

 

 

 

partivregalla1

Dois momentos “críticos” na manufactura da capa Regalla. A dobragem dos tecidos sobre os  cantos arredondados (por alguma razão a concorrência não faz capas destas com cantos arredondados, antes os corta a 45º…) e o vazamento do olhal da câmara. Um pormenor importantíssimo, o olhal vazado tem de ser revestido a material para evitar a refracção da luz que entra na câmara fotográfica.
Segue-se a fixação definitiva dos elásticos (a componente desta capa sujeita a maior esforço de tracção) e o forro interior que ficará tão perfeito quanto o tecido exterior. Ah! E o toque final da cunhagem do logo no material acabado. A assinatura, digamos.

parteIVregalla2

Chegaram as capas Regalla

Chegaram as minhas capas http://www.regalla.pt. Quatro dias depois da encomenda ter sido feita no site (onde, recordo, existem em ambos os modelos alguns pormenores que podem (e devem) ser decididos pelos seus futuros proprietários (como a cor interior – brevemente também a exterior -, a cor do elástico e  sua colocação na capa, entre outros aspectos), as mesmas foram entregues. Como tenho salientado, o processo de fabrico das capas Regalla é inteiramente artesanal. Isso manifesta-se no produto, mas também – e claramente – no requinte de algumas características do que chega às mãos do cliente. As capas chegam embaladas de forma simples revelando desde logo o desvelo com que o processo foi conduzido. Quando são retiradas do plástico protector (e chovia bem no dia em que me chegaram às mãos), fica-se com a sensação comprovada de que não se trata de um produto de massas. O saco vem personalizado com uma etiqueta do fabricante e em cada produto, uma outra etiqueta recorda-nos as especificações que pedimos. E, surpresa das surpresas, percebemos que o produto é numerado e é acompanhado de uma pequena surpresa (que não revelo para não ser desmancha prazeres…).

Algumas questões que me têm sido colocadas por email e às quais ainda não tinha tido oportunidade de responder.:

Qual é o sistema de fixação do equipamento à capa? Resposta: Fita de micro-sucção. Uma pequena superfície de polímero composto por milhares de micro-ventosas. Confesso que desconfiei no início (não conhecia o produto), mas quando quis retirar o iPad da capa a primeira vez, fiquei sem dúvidas sobre a capacidade de aderência das superfícies…

Como se comporta o iPad no modo “Stand”? Os magnetos embutidos na capa a cerca de 2/3 da sua largura, seguram eficazmente o aparelho na vertical, sem risco de “escorregamento”. O modo “Stand” tem duas posições, uma para superficie plana e outro bastante cómodo se estivermos sentados ou mesmo deitados…

regallafinal1

 

 

 

regallafinal1

Absolutamente nenhuma imperfeição de fabrico. O oposto da concorrente DodoCase que lhe faz chegar um produto claramente imperfeito.

regallafinal2

 

regallafinal3

Etiqueta bastante pertinente para dados do proprietário

 

regallafinal4

 

Instruções de utilização e manutenção em várias línguas e cobrindo aspectos incomuns

regallafinal5

Detalhe da área de “Camera hole” (opcional) e respectiva guarnição anti-refracção

regallafinal6

Aspecto da superfície de micro-sucção e tecido interior


regallafinal7
Aspecto resistente e capaz de um envelhecimento suave

regallafinal8

regallafinal9

regallafinal11

 

A capa de iPhone (no caso um iPhone 5), com a colocação do elástico de fecho na diagonal.

regallafinal10

Share.

Leave A Reply

Social Media Icons Powered by Acurax Web Development Company